Ícone do site CTD Consultoria Contábil

A importância de separar as contas da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica

É algo bem recorrente ouvirmos que não é possível separar contas PF e PJ, ou que no final é tudo do empresário mesmo, bom vou explicar então o porquê da necessidade de ter essa separação. Primeiro porque trata de uma das bases para uma contabilidade coerente, que é o PRINCIPIO DA ENTIDADE.

Para ter uma análise financeira do negócio é preciso detalhar corretamente todo o fluxo, só assim é possível tirar conclusões através dos relatórios contábeis da empresa. Se houver distorção, teremos conclusões precipitadas que poderá prejudicar e muito o empreendimento.

Portanto, o empreendedor precisa entender que é extremamente necessário fazer toda essa separação, um erro que acontece é ver os recebimentos dos clientes entrando na conta é acabar pensando que ali são as retiradas… bem, nesse momento ainda não são! Ainda é necessário saber quais são as despesas como: salário, energia elétrica, água, aluguel, tributos e a sua reserva de emergência, afinal como qualquer negócio há bons e maus momentos, então é melhor prevenir para evitar perdas irreparáveis.

Então como pode ser feita essa separação?

Pró-Labore

De maneira simples, é a remuneração pelo trabalho dos sócios. Ao contrário do salário dos colaboradores, não é obrigatório o pagamento do FGTS, entretanto, INSS e IRRF deverão ser recolhidos.

Dividendos

Os dividendos nada mais são do que as retiradas que os sócios fazem na empresa, diferentemente do Pró-Labore, não há tributação, pois os tributos já foram recolhidos pela pessoa jurídica. Aqui vale um ponto de atenção quanto ao planejamento financeiro, retire somente depois de analisar o quanto isso poderá acarretar para a saúde da empresa. O bom empreendedor sabe o quanto é importante estar sempre investindo na sua empresa com o objetivo de vê-la sempre crescendo, caso tudo que entre seja retirado, não será possível que isso aconteça, não é mesmo?!

Dicas

Sabemos de tamanha burocracia que enfrentamos em nosso país, contudo, com mudanças de pensamentos e comportamentos conseguimos fazer alguns ajustes que poderá alavancar os negócios. Então vamos citar alguns pontos que merecem atenção logo no início do empreendimento:

Abertura de Conta Bancária em nome da Pessoa Jurídica

Nos dias atuais e com o avanço da tecnologia é possível abrir conta no banco sem aquelas benditas tarifas! Temos muitos bancos digitais surgindo, pesquise algum de sua preferência e não perca tempo para ter a conta da sua empresa, além de economizar você ainda tem a comodidade de nem precisar ir à agência, olha como é maravilhoso isso.

Classifique nosso post (type)
Sair da versão mobile