Muito se tem falado em Esocial nos últimos anos, e com toda a razão, mas o que muita gente acaba esquecendo, digo até mesmo os profissionais da área, é que Departamento Pessoal não é só Esocial!
Nós não temos que focar só nisso, temos tantas outras mudanças ocorrendo, vejam as Reformas Previdenciárias e Trabalhistas, mudanças nas NRs (Normas Regulamentadoras), mudanças na Tabela do INSS além de ter que acompanhar constantemente as convenções coletivas, são muitas coisas não é mesmo? Diante disso eu te pergunto, do que adianta saber mandar Esocial se não souber orientar o cliente corretamente?
Até porque se você parar para pensar o Esocial é um copia e cola da realidade, ou seja, vai acabar entregando o cliente para fiscalização, pois está enviando informações que não estão dentro da legislação trabalhista.
Portanto, vamos procurar estudar mais e assim ser mais valorizados, é assim que iremos fazer a diferença.
São funções do DP:
- Orientar o empregador como evitar multas e processos trabalhistas;
- Acompanhar as convenções coletivas e o enquadramento de cada empresa;
- Processar mensalmente a Folha de Pagamento;
- Acompanhar todas as mudanças da legislação trabalhista e seus afins;
- Enviar o E-Social.
É o que pretendo abordar no livro @contabilidade20por20, sobre o perfil do profissional do Departamento Pessoal na era da contabilidade consultiva, conto com a sua ajuda para espalhar essa ideia para o maior número de pessoas.