Ícone do site CTD Consultoria Contábil

Não entreguei a declaração de Imposto de Renda, o que acontece?

Com certeza você já ouviu falar na famosa Declaração de Imposto de Renda, mas o que talvez não saiba é que você também precisa declarar. Isso acontece com grande frequência, o contribuinte acaba achando que não é obrigado a enviar a declaração e só descobrem depois de uma maneira não muito agradável. Mas, afinal de contas, quais são as consequências para quem não entrega a famosa DIRPF.

Multa: A falta de envio da declaração acarreta numa multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar até 20% do imposto devido;

Prioridade de restituição: Caso no cálculo da declaração resulte em valor a restituir, vai valer a data mais recente de acordo com o cronograma divulgado pela receita, ou seja, quem declara depois vai ficando pra depois também.

Pendência no CPF: Ter pendência no CPF é assustador para todos nós, pois saiba que não entregar a declaração de imposto de renda poderá acontecer esse problema, é importante que resolva o quanto antes, o contribuinte pode ter dificuldades para fazer empréstimos, tirar passaporte e, até mesmo, o movimentar a conta bancária.

Para você saber se tem alguma pendência é necessário acessar o e-cac com seu login, caso ainda não tenha o cadastro é só acessar o portal https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login clicar em “entrar com gov.br” e depois em “crie sua conta gov.br”.

Caso precise de um suporte para elaboração do seu Imposto de Renda não deixe de contar com o nosso time, nós estamos prontas para te ajudar!

Classifique nosso post (type)
Sair da versão mobile