Ícone do site CTD Consultoria Contábil

Teremos que viver continuamente, aprender, desaprender e reaprender.

        A tecnologia está transformando profissões, carreiras e desafiando empreendedores a buscar novas soluções para o seu negócio, e por isso é importante você refletir diariamente sobre todas as mudanças que já estão ocorrendo e aquelas que ainda ocorrerão num futuro muito próximo.

Te faço um convite a reflexão: Como está sua carreira hoje? Como enxerga sua profissão para 10/20 anos? A tecnologia já está sendo automatizada e substituindo processos manuais? São perguntas que precisamos refletir e responder para nós mesmos…

O mundo está em um processo rápido de mudança, profissões que há pouco tempo eram consideradas essenciais, atualmente já não são mais tão relevantes, enquanto isso outras estão surgindo e muitas perdendo seu espaço, por isso “Teremos que viver continuamente, aprender, desaprender e reaprender”.

O mercado de trabalho busca profissionais com excelentes habilidades técnicas, mas que também tenham a famosa “soft skilks” , são inúmeras habilidades comportamentais que precisa ser desenvolvidas, mas alguns se destacam em massa:

Comunicação- Comunicar-se de maneira clara, objetiva e com honestidade. Dentro de grandes e pequenas empresas, o processo de comunicação é um dos causadores de problemas

Gestão de Tempo- Administrar seu tempo, associa-se um profissional altamente comprometido e organizado com si mesmo e com a organização

Solução de problemas- Faz a diferença na equipe, aquele que ao invés de trazer o problema, ele chega com a solução.

Flexibilidade- Profissional que consegue adaptar-se às mudanças, ser tolerante e compreensivo cria um ambiente muito mais agradável

São inúmeras soft skills que as empresas buscam em um profissional, e quanto mais habilidades desenvolver, maior são as chances de se destacar.

Além disso, o mercado exige mais e mais estudos, cursos de graduação e MBA não será mais o diferencial do currículo, mas sim, cursos pontuais e de reciclagem que lhe dão mais conteúdos práticos que podem ser aplicados de imediato.

A pandemia devido ao COVID-19 acelerou os avanços tecnológicos, exemplo disso é o trabalho remoto. Seu escritório será onde você estiver, seja no parque, em casa, no shopping, e certamente esse é o futuro que veio para ficar.

Estamos vivendo a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, que é um conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial. Hoje, é uma realidade defendida por diversos teóricos da área. Segundo ele, a industrialização atingiu uma quarta fase, que novamente “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. É, portanto, uma mudança de paradigma, não apenas mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico.

Lendo esse artigo, consegue refletir e responder a si mesma as perguntas que fiz acima? Ainda não?  Estudo mostra que 70% das crianças de hoje trabalharão em profissões que ainda não existem e no Brasil, a transformação digital de serviços presenciais e digitalização de documentos, como pedidos de benefícios previdenciários e a emissão da Carteira de trabalho digital, economizou cerca de R$ 350 milhões de reais com redução de custos com funcionários e papéis.

Meu conselho: viva continuamente, aprenda, desaprenda e reaprenda.

Classifique nosso post (type)
Sair da versão mobile